top of page

Aula de dança online na pandemia

Foto do escritor: Silvia Cristina CaseiroSilvia Cristina Caseiro

Atualizado: 8 de mai. de 2021

8 sinais de que você precisa fazer aula de dança online na quarentena



A pandemia revolucionou a maneira de aprender e ensinar qualquer setor do conhecimento. Com as danças de salão não foi diferente.


Por mais dificuldades que algumas pessoas tenham com a tecnologia, em algum momento durante essa quarentena, tiveram que entender como funcionam aplicativos e softwares como o Zoom e Google Meet, por exemplo. E não houve um professor ou professora de dança de salão, dentro desse cenário, que não oferecesse suas aulas online como a melhor opção para o momento.


Alguns praticantes não gostam de aulas online, mas não podem negar que elas oferecem ótimas vantagens:

  • A melhor delas é não se contaminarem com Covid-19

  • fazer aula de dança no conforto da sua casa

  • ter as aulas gravadas para treinar quando quiser

  • não usar transporte público

  • não ficar horas no trânsito

  • fazer aula com roupas confortáveis, de meia…

  • no momento que você escolher

  • com professores do mundo inteiro, a distância já não é mais problema.


No entanto, o fato é que as aulas online jamais substituirão o calor humano e a eficiência das aulas presenciais nas danças à dois, mas podem sim acrescentar no seu aprendizado. Mas para isso é necessário a consciência de que você precisa fazer aula online. Abaixo listo 8 sinais de que você “precisa e não sabe”:


1° sinal: tédio e sedentarismo

Este é o primeiro sinal de que você precisa de iniciar aulas online e não sabe. Você não aguenta mais ficar em casa sem fazer nada, ou seja, está em profundo estado de tédio. Isso indica que você precisa movimentar o seu corpo de alguma maneira e uma aula de dança online é uma ótima opção.

::

Por ser uma atividade física com música você resolve dois problemas ao mesmo tempo: a música pode te estimular a sair do tédio e a dança resolve o sedentarismo, pois você vai se movimentar de maneira natural, sem fazer muito esforço.

::

Vale lembrar que sedentarismo é causa de diversos problemas de saúde, entre eles:

* doenças cardiovasculares (quando você não se exercita obriga seu coração a trabalhar o dobro);

* Diabetes

* Problemas nos ossos

* Insônia

* Depressão (atividade física é responsável pela liberação de hormônios importantes do bem estar, como a serotonina, por exemplo)


2° sinal: estava nos seus planos para este ano

Você não sabe nenhuma dança de salão e sofre nas festas, nem samba de gafieira, nem zouk, nem forró. E estava nos seus planos para 2021 aprender a dançar, mas veio a Pandemia e você adiou seu sonho.


O que você não sabe é que com a Pandemia você também pode tanto aprender quanto complementar seu início online. Afinal de contas, antes de dançar com alguém você precisa aprender a parte individual da dança.


3° sinal: você iniciou a dança, mas esqueceu tudo

Se você tinha iniciado suas aulas de dança e tinha pouco menos de 1 ano de prática, provavelmente já esqueceu tudo que aprendeu.


Por isso, quando acabar a Pandemia e recomeçarem os bailes você vai sofrer uma certa frustração por não ter aproveitado a quarentena para treinar os passos que você já tinha aprendido, ou seja, vai ter que voltar para a base.


4° sinal: você já dança, mas ainda não é bom


Sente que seus movimentos não estão bonitos como gostaria, nem confortáveis para quem dança com você.


Isso mesmo, estética na dança é quando você se olha dançando, seja no espelho ou em vídeos, e gosta do que vê.


E pode parecer estranho, mas quase sempre, quando seus movimentos estão bonitos, também estão confortáveis para quem dança com você, e isso é importantíssimo para uma dança à dois.


Esse momento de Pandemia, através de uma aula online, é o ideal para que sua professora ou professor de dança te olhe e ajude a melhorar a sua qualidade de movimentos associada ao conforto.


5° sinal: dificuldade com equilíbrio e postura

Talentosa ou não, você não nasce com equilíbrio para a dança, ele precisa ser treinado. E seu equilíbrio nas danças de salão está diretamente ligado ao quanto você “não” se pendura no seu par.


Ou seja, se você tem problemas para se equilibrar durante a dança solo, provavelmente falta leveza na sua dança e você não percebe.


Já se você tem dificuldade com a sua postura no dia a dia, provavelmente está dançando com a postura errada, o que pode ocasionar problemas posturais maiores à longo prazo.


Com as aulas online você é levado, automaticamente, a praticar o equilíbrio de maneira individual, sendo também uma ótima oportunidade para corrigir sua postura.


6° sinal: você dança, mas não faz charme

Já sabe dançar mas não consegue coordenar a sua dança com a realização de charmes e variações.


Saber fazer movimentos complexos e ainda aplicar charme é uma habilidade que se adquire. Isso exige mesmo um treino mais individual, de coordenação motora. Porque você precisa coordenar os movimentos da parte de baixo do corpo, os pés, com charmes da parte de cima. Tudo isso são treinos que podem ser aplicados em uma aula online particular, por exemplo.


7° sinal: você já dança, mas não tem par

Você já dança mas está sem parceria e imagina que esse é um impeditivo para aperfeiçoar a sua dança.


Pelo contrário, esse seria o momento ideal para você treinar em uma aula online e melhorar as características individuais como equilíbrio, coordenação, ginga, charme, sensualidade.


É também uma ótima ocasião para aprofundar conceitos importantes como fundamentos das danças a dois como: criatividade, musicalidade e consciência corporal.


8° sinal: você tem par de dança, mas vive brigando

Nesse caso você e seu par brigam porque geralmente não sabem os melhores caminhos de aprendizado das danças de salão


A intervenção de uma professora ou professor é importante nesse processo e pode ajudar no entendimento e desenvolvimento do casal. E nada mais prático e confortável do que uma aula de dança online.



Se você leu até aqui e se identificou não perca tempo entre em contato conosco e marque sua aula online gratuita para experimentar


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page